O que é um artigo de opinião?

O que é um artigo de opinião?

11/03/2017 314 Por imprensa

É um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero cuja opinião de um autor, sobre um assunto de relevância, é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.

É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.

Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. A leitura é breve e simples, pois são textos pequenos e a linguagem não é intelectualizada, uma vez que a intenção é atingir todo tipo de leitor.

Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, ironia e fontes de informações precisas.

Com linguagem objetiva, geralmente é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais. Também aparecem repletos de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.

Confira o alguns artigo da nossa cliente Mariana Nicoletti Censi.

Leia, na íntegra, o artigo Redes Sociais e o cérebro

 

Leia o artigo na íntegra

 

 

 

Share Button