Iniciativas inovadoras na contramão da crise

Iniciativas inovadoras na contramão da crise

Startup catarinense comemora resultados de 2016 e faz projeções ainda mais otimistas para 2017.

Enquanto muitos lamentaram a crise em 2016, diversos empreendedores aproveitaram o momento para crescer. A catarinense Bodout foi uma delas. Focada no mercado de HPPC – Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, criou um produto inovador que tira o odor de tênis, luvas e capacetes. Diferente dos concorrentes indiretos do mercado nacional – já que nenhum possui direcionamento específico para o mercado esportivo, não é talco, nem spray. É um sachê, que após utilizado, regenera em 1 minuto no micro-ondas e pode ser utilizado até 60 vezes. Segundo, Luciano Castelo, inventor do produto, a tecnologia utilizada retira a umidade dos equipamentos, evitando o surgimento de odores e o desenvolvimento microbiano, sem deixar resíduos, nem agredir o meio ambiente, já que é biodegradável.

A empresa foi uma das 120 finalistas do ciclo de 2016/2 do InovAtiva Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Sebrae, e executado pela Fundação Certi, obtendo a chancela do programa que dá vantagens em editais e acesso a crédito para o desenvolvimento do negócios. Também em 2016, participou da 1ª edição do Shark Tank Brasil, no dia 22/12, com interesse declarado de dois “tubarões” na aquisição de um percentual da empresa.

Com os bons resultados alcançados no ano passado, as previsões para 2017 continuam otimistas. Como a principal fonte de receitas da empresa é a loja virtual – que atende todo Brasil – o foco é ampliar número de Estados com revendedores autorizados, atualmente são sete (SC, RS, PR, RJ, PE, MG e AM). Para atender a demanda, a capacidade de produção será ampliada e, consequentemente, ainda no primeiro semestre, novos postos de trabalho serão abertos. A expectativa da empresa é fechar o ano com um faturamento superior a R$ 1,2 milhão.

Dados do setor de HPPC

– Existem no Brasil 2.599 empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), destas 496 são da Região Sul, sendo 105 de Santa Catarina.

– Em relação ao mercado mundial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, conforme dados do Euromonitor de 2015, o Brasil representa 7,1% do consumo mundial, ocupando a quarta posição, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão.

– O setor foi penalizado com aumentos de ICMS em 18 Estados. Santa Catarina foi o único Estado da região sul que não aumento o imposto.

Dados: Panorama 2016 da Associação Brasileira da Indústria de HPPC

 

Para saber como adquirir os produtos ou ser um representante basta acessar o site www.bodout.com.br

Share Button

9 Comentários


  1. I’m not sure why but this blog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.

Deixe uma resposta