Chegamos a mais uma revolução tecnológica: a Era Cognitiva

Chegamos a mais uma revolução tecnológica: a Era Cognitiva

25/11/2016 315 Por imprensa

O mundo caminha a passos extraordinariamente rápidos. O que era tendência há 10 anos, em muitos casos, já é considerado ultrapassado. Tudo acontece de forma tão acelerada que para surpresa de muitos, chegamos a mais uma revolução tecnológica: a Era Cognitiva.

Toda esta tecnologia que durante o último século tem transformado nossas vidas de maneira incrível, revolucionado quase todas as indústrias, entra em um novo estágio. Numa breve retrospectiva, na primeira Era, o computador surgiu para realizar rotinas simples e era acessível a pouquíssimas pessoas. Na segunda Era, os computadores se tornaram menores e mais poderoso. Aqui, o que era tido como complicado para o cérebro humano ganhou o auxílio da inteligência artificial e, através da programação começaram a obedecer a comandos.

Chegamos agora na terceira Era, onde nos é apresentado ferramentas capazes de ir além da inteligência artificial, permitindo que as pessoas possam interagir com computadores usando uma linguagem natural, como se estivessem falando com outras pessoas. Aqui podemos dizer que máquina passa a ser capaz de “raciocinar”. De receber ordens e escolher a melhor forma para executar uma ação.

Quer entender melhor como isso funciona? Imagine você que cada dia, são enviados 196,4 bilhões de e-mails, mais de 1 bilhão de pessoas são ativas na Facebook e são postados cerca de 500 milhões de tweets. Todos os meses, são 52,8 milhões de novos posts no WordPress e todos os minuto, são realizados mais de 400 horas de upload de vídeos no YouTube. Um ser humano nunca poderia consumir toda esta informação, ligar os pontos entre todos dos dados disponíveis e, em pouquíssimo tempo, extrair, analisar e gerar insights valiosos para qualquer negócio.

 

Vamos ser ainda mais práticos. Esta ferramenta que já está sendo utilizada por cientistas, pesquisadores e governos, também se encontra ao alcance de qualquer empresa. Está acessível a qualquer profissional que necessite analisar grandes quantidades de informações e gerar argumentos fundamentados. Além disso, capacita startups para construir soluções de última geração e desenvolver soluções ainda melhores para nosso futuro.

Sabe de quem eu estou falando? Da nova ferramenta da IBM, o Watson. Nossa equipe vai testar algumas funcionalidades aplicada a gestão de mídias sociais e futuramente disponibilizar uma avaliação. Mas se você também quer conhecer melhor a ferramenta e todo seu poder, mande um e-mail para vania@vmcomunicacao.com.br que enviaremos o e-book que fala sobre a ferramenta (ele está em inglês) ou, se preferir, acesse AQUI o site da IBM.

Viva PRESENTE e, Bons negócios!

Por Vânia Monteiro

VM Comunicação

ACOMPANHE TAMBÉM NOSSO TRABALHO NO FACEBOOK – CURTA NOSSA PÁGINA

Share Button