Educação Infantil: 11 perguntas antes de escolher a escola para seus filhos

Educação Infantil Melhor Escola

11 perguntas que você precisa fazer antes de escolher a melhor escola para seus filhos

Educação Infantil é fundamental! Sem dúvida, um dos maiores dilemas na vida dos pais é quanto a escolha da melhor escola para seus filhos, e hoje existem inúmeras opções para que se decidam!

Escola tradicional, bilíngue, construtivista, educação Waldorf, pedagogia montessoriana, e tantas outras. Apesar de possuírem muitas dúvidas acerca da criação e educação, algo que é comum entre todos os pais é o desejo de um futuro melhor para os filhos, esperando que eles completem os estudos, com vistas à conquista de um futuro melhor.

Mas o que é e para quem é a Educação Infantil?

É a fase que envolve crianças de 0 a 6 anos de idade, considerada a primeira etapa da Educação Básica. Seu objetivo é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e o socioemocional.

A Educação infantil envolve cuidados com a saúde, o bem-estar e a segurança, mas também precisa de atividades adequadas para o estímulo do desenvolvimento intelectual da criança.

 Educação Infantil Cels Palhoça

É importante colocar meu filho na escola?

Sim! A educação infantil é a primeira porta de acesso da criança ao convívio externo à família. Com uma educação de qualidade seu filho melhora a sociabilidade, capacidade de compreensão e os níveis de aprendizado que servirão como alicerce para o conhecimento que a criança vai adquirir durante a vida. Para a criança nesta faixa etária tudo é brincadeira, e é brincando que ela irá aprender.

Especialistas afirmam que a escola pode ser decisiva na vida infantil, mas não substitui a importância do convívio constante com a família.

 

O que é qualidade na educação infantil?

Não confundam qualidade com quantidade. Ansiosos para que os filhos se diferenciem dos demais na vida adulta, muitos pais passaram a ter mais critérios no momento da escolha da escola ideal já na educação infantil.

É neste momento em que a escola do bairro não serve mais. A escola onde eles estudaram também não. Passaram a exigir das escolas procedimentos alfabetizadores cheios de regras e doutrinas, cobrando resultados que fazem das crianças “mini executivos”.

Cuidado para que esta fase não seja frustrante e traumática. Isso pode comprometer o desenvolvimento escolar, social e afetivo. Mas então, o que é educação infantil de qualidade?

– É um ambiente onde a criança tem tempo para brincar, sonhar, idealizar, ler livros infantis,  trocar experiencias com outras crianças e também aprender;

Um espaço que conta com profissionais com bom nível de formação;

– Possui programa pedagógico adequado a cada faixa etária – respeitando as etapas de desenvolvimento de cada criança;

– Possui turmas com número reduzido de crianças por educador;

Oferece ambientes seguros e estimulantes à participação ativa da criança;

– Preza pelo cuidado pessoal e possui atenção à higiene e a saúde;

– Oferece atendimento e orientação para os pais;

Educação Infantil - CELS Palhoça

Como avaliar uma escola infantil?

Agora que você já sabe porque seu filho deve ir pra escola, e qual o mínimo que uma instituição deve oferecer para ter uma educação de qualidade, vem a dúvida: Como avaliar a escola infantil para o meu filho?

Para a maioria dos pais, avaliar uma escola que atende crianças nesta faixa etária é um desafio, pois diferente das escolas de ensino fundamental e superior que possuem sistemas de avaliações de nível nacional, e escola infantil não possui.

Para auxiliar os pais nesta árdua tarefa, preparamos aqui algumas perguntas básicas:

O que esperar da escola?

Antes de sair de porta em porta vendo tudo que as escolas oferecem, procure saber o que realmente você não abre mão. Quer uma escola próxima de casa? Ela precisa oferecer atividades extracurriculares? Precisa ter período integral? Precisa ficar aberta o ano inteiro, inclusive em janeiro? Quando você definir tudo que é prioritário pra você, ficará bem mais fácil de conseguir escolher.

 

Quais valores uma escola deve ter?

Escolha uma escola que tenha os mesmos valores que sua família. Não apenas na teoria, mas na prática. Por mais que a educação deva começar em casa, a escola é uma extensão importante dos valores que você transmite ao seu filho e é por este motivo que na hora de escolher a escola você observe como eles tratam a indisciplina, a religião, as datas comemorativas, entre outras.

 

Visitar mais que uma escola é importante?

Você está escolhendo o local onde seu filho vai passar grande parte do seu dia. Em muitos casos, ele irá passar mais tempo na escola, no convívio com professores e amigos do que com a própria família. É por este motivo que você deve visitar e pesquisar muito onde você vai deixar seu filho para estudar. Pode ser que você entre na primeira escola e se apaixone à primeira vista, mas na maioria dos casos, a decisão leva um tempo. Só cuide para não demorar muito e perder a vaga!

 

E as opiniões?

O melhor termômetro é de atuais clientes ou de quem já utilizou o serviço. Verifique as avaliações em redes sociais, converse com pais que já frequentam a escola, converse com professores e até mesmo com as próprias crianças. Ao conversar com eles, você irá saber os prós e contras de cada um, e poderá avaliar melhor, tirando suas próprias conclusões.

 

Preço, qualidade e metodologia de ensino

Mensalidade elevada não significa qualidade de ensino. Um projeto pedagógico interessante é aquele que vai além de uma apostila e promove o desenvolvimento de competências e habilidades da criança. Mais importante que uma metodologia, é verificar qual a concepção de indivíduo que a escola espera que os alunos se tornem, e como os professores farão para equilibrar transmissão de conteúdos e competências.

Lembre-se: Escola infantil não é parque de diversão. Não ter uma apostila do “sistema X” não desobriga a escola de seguir rotinas e planos pedagógicos muito bem fundamentados.

Educação Infantil CELS Palhoça

Pode fazer um teste?

A melhor forma de tirar dúvidas é experimentar. Deixe seu filho um período sozinho com a professora e veja como ele se sai. Muitos é claro, vão chorar, mas na maioria dos casos, a experiência de passar algum período na escola, apenas aguça a curiosidade, e você ganha tempo para observar tudo que está acontecendo.

 

Mas qual é mesmo a melhor escola para o meu filho?

Sinceramente, a que você se sentir mais confiante e seguro. Aquela que atender mais itens da sua lista inicial, e aquela que tenha a ver com seu filho e seu estilo de vida. Afinal, depois da família, a escola é o ambiente social mais importante para seu filho.

Mas que fique bem claro: A escola tem importância na vida da criança em vários aspectos, mas ela não pode substituir o papel de criação. Esse, cabe aos pais. Participe da vida escolar do seu filho!

Gostou das dicas? Conseguiu esclarecer suas principais dúvidas? Agora que você já sabe tudo que uma escola de educação infantil deve oferecer, venha fazer uma visita no CELS – Centro Educacional Lívia Salgado, e aproveite as ofertas exclusivas para matrículas efetuadas até o dia 31 de outubro.

 

Matrícula Educação Infantil Palhoça

Share Button

Deixe uma resposta