Como alcançar pessoas nas imediações de um evento através do marketing digital

Como alcançar pessoas nas imediações de um evento através do marketing digital

27/09/2016 0 Por imprensa

Você sabia que é possível ter uma estatística das pessoas – público local e viajantes – perto do seu evento, inclusive com detalhes demográficos como idade, gênero e localização do domicílio? Então conheça a forma de ter este acesso agora mesmo e utilizar estes dados para suas estratégias de marketing.

Organizar eventos envolve várias habilidades: ser capaz de planejar, criar certos cenários, entrar em contato com fornecedores de serviços, respeitar protocolos, considerar a natureza do evento (científico, cultural, de entretenimento, etc), administrar várias contingências (custos gerais, hospedagens, buffet, contratação de serviços terceirizados, etc) e, é claro, saber divulgar para atingir o público certo e gerar a movimentação esperada pelos expositores e patrocinadores.

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O poder e a relevância da internet

Há muito tempo, o marketing digital vem aumentando a sua fatia neste “bolo” da verba publicitária por vários motivos, entre eles, a facilidade de conversar de forma super personalizada com quem realmente você deseja atingir.

Divulgar um evento nas redes sociais é mais do que uma estratégia de marketing, é uma obrigação, porque é exatamente neste novo ambiente que o seu público-alvo está. As empresas para divulgar suas marcas, e as pessoas para compartilhar suas experiências e deixar suas opiniões. Quer saber porque você deve investir nas redes sociais para promover o seu evento?

As redes sociais aproximam as pessoas e com os eventos não é diferente. Para o público visitante e/ou participante, é onde elas podem expressar suas opiniões, fazer sugestões, reclamações, convidar amigos, entre outros. Para a organização e expositores, é um excelente canal para realizar promoções, divulgar atrações e expositores e criar expectativas nas pessoas antes, durante e pós evento.

Neste novo cenário, existem diversas redes sociais extremamente valiosas para divulgar um evento, cada qual com suas características e benefícios, então o primeiro passo é definir em qual delas estar presente. Lembre-se: Não basta estar presente é preciso estar ativo nas redes sociais.

Cada evento tem suas particularidades e, nas redes sociais, isto não é diferente, no entanto, hoje vamos falar um pouco sobre uma das principais redes sociais da atualidade, o Facebook, local onde todos devem estar presentes.

Vamos partir do pressuposto que seu evento já tenha uma fanpage com boas imagens, conteúdos que abordem o que é o evento e quem participa dele, além de uma movimentação razoável para fazer com que as pessoas queiram acompanhar a página e interagir. Ah, e não esqueça, se mandarem alguma mensagem ou realizarem algum comentário em suas publicações, por favor, responda. Lembre-se: as oportunidades no Facebook são muitas, então interaja com seu público sempre!

Caso o seu evento ainda não possua uma fanpage, nossa equipe poderá oferecer todo suporte e orientação ou, se preferir, realizar todo processo de criação e administração.

Mas vamos ao assunto principal de hoje, como atingir pessoas nas imediações de um evento através de anúncios do Facebook.

Já falamos anteriormente sobre os benefícios de investir na publicidade do Facebook para empresa, mas hoje o nosso foco são os eventos.

 

Pessoas nas imediações

Você sabia que é possível ter uma estatística das pessoas no Facebook perto do seu evento? É isso mesmo! Ao selecionar as guias “Semanal” ou “Por hora” você conseguirá observar quais dias e horários são mais movimentados nas proximidades. Já ao selecionar a guia “Geral” você poderá ver a tendência geral durante o período selecionado. Só não são mostradas informações dos dias em que não havia um número suficiente de pessoas nas imediações.

Agora use e abuse destes dados de quando há mais pessoas nas imediações para tomar decisões inteligentes sobre o horário de funcionamento, o que incluir na programação, ações de panfletagem e muito mais.

 

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Dados demográficos

Baseados nas informações que as pessoas fornecem no Facebook, além da possibilidade de ter uma estatística das pessoas próximas ao seu evento, a maior rede social do mundo, permite que você ainda tenha acesso aos detalhes demográficos como idade, gênero e localização do domicílio das pessoas em um raio de 150 metros do seu evento.

Para você analisar, os gráficos de barras mostram um detalhamento dos dados agregados ao longo de todo o período selecionado. Os gráficos de linhas mostram um detalhamento diário no decorrer do período selecionado.

 

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Com estes dados em mãos, o departamento de marketing pode programar materiais, ofertas e ações para envolver cada tipo de público. Afinal, cada faixa etária e gênero tem uma preferência e, na Era do marketing de relacionamento, é cada vez mais importante e necessário conhecer bem os clientes para cativá-los.

Além dos benefícios acima apresentados, outro importante fator a ser considerado para se investir em publicidade no Facebook é o custo x benefício. Como exemplo, podemos citar o investimento realizado para adquirir um comercial de trinta segundos uma única vez na televisão, em horário nobre, e um anúncio para atingir a mesma quantidade de pessoas com uma campanha de marketing digital, o valor seria 80% menor e a chance de você ter um retorno maior, devido ao direcionamento dos anúncios, é bem maior.

Promova seus eventos, mas antes disso defina metas e objetivos para as ações de marketing digital. Isso é importante porque influencia diretamente na escolha da linguagem e comunicação que você utilizará para atingir o seu público-alvo, que varia muito de acordo com o segmento do evento a ser realizado. Além disso, a essência do marketing digital é justamente a análise e a mensuração das ações realizadas — atividades que permitem que cada ação seja sempre melhorada e otimizada, o que se reflete diretamente nos resultados finais.

Sabendo o seu objetivo e acompanhando as estatísticas é mais fácil obter resultados satisfatórios para quem organiza e quem participa do evento.

Deixe a gestão de suas redes sociais e a produção de conteúdo com a VM Comunicação e foque suas energias em buscar atrações, firmar parcerias, captar patrocinadores e organizar a festa para comemorar o sucesso dos seus eventos!

Bons eventos, bons negócios!

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