A importância do e-mail marketing na estratégia de comunicação

A importância do e-mail marketing na estratégia de comunicação

19/09/2016 0 Por imprensa

Esse tipo de ação não é das mais inovadoras da Era digital, mesmo assim, não fica de fora de um planejamento de marketing justamente por apresentar alguns benefícios bastante interessantes para as empresas, já que 92% dos usuários na internet possuem pelo menos uma conta de e-mail e, 72% destes usuários checam sua caixa de entrada 6 vezes ou mais todos os dias.

É também através do e-mail marketing que as empresas conseguem manter a marca próxima do potencial cliente, posicionando-a como referência e criando afinidade para ser lembrada quando a decisão da compra chegar. Mas, com a abundância de informação, precisamos filtrar os itens a que devemos prestar atenção. É por este motivo que, antes de confirmar o envio, tenha certeza que o seu e-mail oferece conteúdo de valor para quem está recebendo. Quando o conteúdo não é atrativo e útil é natural que caia em descrédito e, mesmo melhorando depois, escolhendo bons assuntos e horários de envio, fica mais difícil recuperar uma imagem.

Invista na produção de conteúdo estratégico para suas campanhas de e-mail marketing e veja seu investimento ser revertido em novos negócios. É isso mesmo, os resultados são reais. Você pode medir o resultado da sua campanha de e-mail marketing avaliando quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas clicaram em determinado link, consegue saber quantas pessoas acessaram seu site através do e-mail marketing e, por fim, observar quantos adquiriram algo vindos através do e-mail marketing. Ou seja, você pode medir tudo e ir melhorando, cada tópico importante, para alcançar cada vez mais retorno com seu envio de newsletter.

Criar boas campanhas, no entanto, requer alguns cuidados, que você não deve ignorar.

  1. Crie sua lista de e-mails: Sempre envie suas newsletters apenas para quem aceitou receber seus e-mail, dessa forma, quem recebe é porque quer receber. Isso torna sua audiência qualificada, além de eliminar, consideravelmente, as chances de seu domínio ser incluído em uma “black list”. Lembre-se: O  spam é o mal uso do e-mail marketing.
  2. Use um e-mail pessoal: É importante enviar seu e-mail marketing de um remetente que aceite respostas, dessa forma, quando surgirem dúvidas ou necessidades sobre seus produtos, seus contatos saberão que para entrar em contato, basta responder aquele e-mail. Se for um fulano@seudominio… melhor ainda, afinal todos gostam de saber que estão falando com uma pessoa do outro lado e não com um robô.
  3. Defina a periodicidade de envio e procure ser fiel a ela. Quando você cria uma rotina de envio e seu conteúdo é útil, seus clientes já ficam esperando por novidades. Lembre-se: Não envie só produtos e promoções, envie conteúdos, mesmo que só um paragráfo, com algo que pode ajudar seus clientes. Ah, e esse conteúdo precisa ser condizente com o que você vende no seu site.
  4. Personalize: trate o consumidor de forma individualizada. Coloque o nome do seu cliente no corpo do e-mail. Isso evita aquela impressão de mala direta enviada para cem mil pessoas de uma só vez.
  5. Template: tenha um modelo de e-mail limpo e organizado que contenha além de promoções e conteúdo relevante e informativo, dados de contato seu e da empresa, bem como, link para o site.
  6. Fazer acompanhamento do e-mail marketing: Saiba se você está atingido os resultados, veja os números, taxa de abertura, cliques, descadastramentos. Pois assim você vai conseguir ir moldando seu e-mail marketing para, cada vez mais, ser exatamente o que o seu cliente precisa.

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Ferramentas de envio de e-mail marketing

Muitos servidores estão bloqueando temporariamente as contas quando existe um elevado número de envios com o mesmo assunto em um curto espaço de tempo, mas também é um desperdício de tempo enviar um a um, os e-mails para nossa lista de contatos. É por este motivo que, a medida que o seu mailing crescer, vai se tornar necessário a utilização de um serviço de e-mail marketing que permita enviar vários e-mails de uma só vez. Estas ferramentas poupam tempo e oferecem estatísticas completas para gerenciar suas campanhas. Confira algumas das mais usadas abaixo:

  • Mail Chimp: plataforma freemium, que no plano gratuito permite envio de até 12000 e-mails mensais para 2000 contatos. Também há versões pagas, que ampliam esses números, por um preço mensal convidativo.
  • Mail Relay: similar ao Mail Chimp, tem a possibilidade de enviar até 75000 e-mails para 15.000 assinantes de forma gratuita e, na versão paga, permite personalizar o domínio, além de ampliar o volume de envio de e-mails.
  • Hubspot: é na verdade uma ferramenta de automação de marketing, e permite não só o envio de e-mails, mas também tem integração com redes sociais, ferramentas de landing pages, formulários, entre outros recursos.
  • RD Station: bastante similar ao Hubspot, porém é nacional, e um pouco mais simples.

Agora que você já recebeu dicas valiosas, sabe que uma estratégia de e-mail, quando bem montada, pode gerar excelentes resultados e trazer um bom retorno com um investimento muito pequeno. Siga essas dicas e pode ter certeza, em pouco tempo você terá um retorno muito bom usando e-mails em sua campanha!

Ficou com alguma dúvida, quer saber como funciona e qual a ferramenta que utilizamos para enviar as campanhas dos nossos clientes, entre em contato e-mail vania@vmcomunicacao.com.br | whats (48) 9678.3883 | Facebook – @VMmulticomunicacao


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